quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Arte


Um dos pontos de passagem obrigatória para os “pulas” a trabalhar em Luanda é o Mercado de Arte, ao sul do Futungo de Belas. Está dividido em duas alas: a do artesanato de diferentes tamanhos, em pau preto ou pau rosa, de pais e mães (com ou sem filhos na barriga e nas costas), pensadores, elefantes, girafas, palancas e um ou outro rinocerante; e a das telas pintadas a tinta de óleo ou de areia, em tons verdes, azuis, rosa ou cor-de-cobre, onde dominam novamente as mães, as paisagens à beira-mar com cubatas entre palmeiras e embondeiros, ou o embondeiro solitário.


Telas em exposição. Ainda vamos gastar aqui uns kwanzas...


Mal começamos a percorrer os corredores entre as bancas de venda, somos convidados a ver os trabalhos do primeiro mestre (ou familiar de mestre), perante o olhar dos outros, que esperam por uma oportunidade para nos mostrarem também a sua obra. Claro que os preços para branco são inflaccionados. Mas, ao nosso primeiro queixume, o vendedor rapidamente nos sossega que aquele valor é apenas o primeiro, «p’rá começá á negociá».

No fundo, parte substancial dos negócios em Angola funciona na base do regateio – cada uma das partes atira um valor que sabe que a outra não vai aceitar, e ambas vão fazendo concessões até que cheguem a acordo. Quando chegamos ao ponto em que já gastámos de mais e usamos o argumento de que já só restam trocos, ainda nos perguntam quanto temos, tentando vender qualquer peça pelas últimas notas que sairem do bolso. E, mesmo que nos limpem a carteira a meio do corredor, é garantido que ainda vamos ser abordados em cada banca até ao fim.


Um casal de pensadores e um mini-elefante já cá moram.


Juntamente com as imagens do Pai e da Mãe em versões máscara e lua.

Sem comentários: